Terça-feira de Ciências: Como ganhar na loteria?

Se eu tivesse que ganhar na loteria, eu ganharia … “e aí começam as enumerações, que podem durar horas. Você deve ter pensado pelo menos uma vez como seria sua vida com aqueles milhões que trazem um sucesso na loteria.

Se ainda não fez isso, você pode começar hoje ou ter alguém próximo a você que uma vez mencionou isso ao longo do caminho. Em qualquer caso, o ganho traria alívio para muitos na vida, para aqueles que são mais inteligentes e por mais gerações, e para aqueles “apressados” pelo menos uma parte da vida.

Hoje vamos calcular matematicamente qual é a probabilidade de atingir aquela semana famosa e ver se vale a pena entrar no jogo.

Para fazer isso, devemos usar a matemática fornecida a nós por dois matemáticos, a saber, Blaise Pascal e Pierre Fermat. Eles desenvolveram a teoria da probabilidade e a estatística e, ao longo do caminho, ajudaram amigos fãs de jogos de azar (jogos de azar) calculando a probabilidade de seu enriquecimento.

Não perderemos tempo e chegaremos ao ponto imediatamente.

Vamos lidar com o popular Lote 7/39 e ver qual é a probabilidade de que nossos 7 números escolhidos sejam sorteados. Imagine que escolhemos nossos sete números e começamos a pagar a passagem para a agência mais próxima.

No entanto, no meio do caminho paramos e nos perguntamos, então quanto é possível escolher uma combinação de sete números?

Para descobrir, usaremos uma fórmula para combinações sem repetição

Representa o número de combinações sem repetir a ordem M de N elementos e s! denotamos o fatorial. Calculamos o produto dos números naturais pelo fatorial. (pr :).

Agora que temos a fórmula, vamos calcular quantas combinações de sete números podemos juntar. O número de combinações possíveis será denotado por N.

A probabilidade de acertar um seis é de 0,00145%, o que novamente é infinitesimal e podemos dizer que não estamos satisfeitos com o que isso significa.

Aprendemos que não temos probabilidade de milhões com semanas e seis, mas qual é a nossa probabilidade de obter alguns milhares e acertar um cinco. E com esse ganho ficaríamos bastante satisfeitos. A probabilidade de acertar um cinco será denotada por V5

A probabilidade de acertar um cinco mais alto é de 0,0677%. Assim que alcançamos os cinco primeiros, podemos ver a probabilidade de atingirmos quatro números e obtermos tanto dinheiro que podemos pagar a passagem novamente, porque somos muito persistentes e acreditamos que essa pequena probabilidade nos “atingirá”. A probabilidade de acertar quatro números é calculada de acordo com o mesmo princípio e acaba sendo 1,1%.

Além disso, mesmo que sejamos atingidos por tantos sonhos de semanas, não esqueçamos que temos que dar 30% do valor devido aos impostos ao estado, e isso é muito sentido na casa dos milhões.

Como agora sabemos que a probabilidade de ganhar é muito pequena e que os números não estão do nosso lado, não nos dividiremos e ficaremos satisfeitos mesmo sem esses 30%. Se você realmente precisa jogar após esta informação, desejamos boa sorte, será mais que o necessário!

Pergunta: Qual é a probabilidade de que durante o jogo “O homem não está zangado” você lance os dados e obtenha o número três?